quinta-feira, março 24, 2005

Terri Schiavo - O caso que tem dividido a América


Terri Schiavo

Terri Schiavo, 42 anos, sobrevive há 15 anos num estado praticamente vegetal, após ter sofrido um ataque cardíaco que deixou o seu cérebro profundamente danificado.
Desde 1998 que uma longa e intensa batalha judicial tem sido travada entre o marido de Terri e os seus pais. Por um lado, o marido pretende que o tubo que tem alimentado Terri seja desligado, argumentando que essa seria a vontade de sua mulher. Do outro lado, estão os pais, que defendem precisamente o contrário. Mas, mais do que uma questão familiar, esta é uma questão nacional. Desde sempre, o Caso Terri tem dividido a América.
Sexta-Feira passada, após uma decisão judicial, o tubo que alimenta Terri foi desligado. Realce-se que esta é a 3ª vez que tal acontece...Nas anteriores, novas decisões judiciais acabaram por recolocar o tubo. Agora, se a situação se mantiver, Terri morrerá, no máximo, em duas semanas.
Vários recursos estão pendentes, várias manifestações estão a ocorrer, apelando a que Terri seja mantida viva; vários debates se estão a travar nas televisões, nas rádios, nos jornais.
A verdade é que, no meio desta panóplia de acontecimentos, uma "pobre" mulher está entre a vida e a morte.
Trata-se de uma questão demasiado complexa para que consiga emitir uma opinião objectiva e clara. Sinceramente, consigo entender as duas posições.
Fica a homenagem do Sinédrio a Terri Schiavo, mostrando algumas imagens dos seus tempos felizes...

1 Comments:

Blogger Joana said...

A Ciência avança e novos dilemas morais nascem. Há 100 anos atrás, essa mulher teria morrido no momento do ataque cardíaco. Hoje, prolonga-se a vida e não a qualidade de vida. Hoje, do ponto de vista legal, a Vida é pouco mais que um vazio ao som de uns batimentos cardíacos. E é isso que me assusta.

10:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home