sábado, janeiro 29, 2005

Sai uma máquina do tempo para o senhor da mesa 4!

Hoje, comprar um jornal é aderir a todo um conjunto de pacotes promocionais e brindes coleccionáveis. O Público teve a sua colecção de grandes obras literárias, A Bola e O Record costumam ter os seus suplementos das glórias passadas do nosso futebol, mas hoje fiquei a saber que também o Expresso aderiu a esta crescente táctica de marketing.
Entre suplementos inúteis, CD’s e pacotes promocionais, o “semanário do saco de plástico” traz o primeiro fascículo do que deve ser uma colectânea de História das Ideias. Na página 10 do caderno principal encontro Jerónimo de Sousa, alma de Pirescoxe e afinador de máquinas em décadas sabáticas, num primoroso regresso cénico ao discurso que hoje só se admitiria naqueles pilotos japoneses que durante a II Guerra Mundial se despenharam numa ilha deserta.
De punho erguido Jerónimo de Sousa (que, curiosamente, se parece muito com aquele senhor que no outro dia vi a defender os interesses das classes média e alta num debate televisivo), retira o pó ao livrinho de Citações do Presidente Mao para afirmar a sua irredutível confiança na validade do marxismo-leninismo para o século XXI.
Os meus olhos começam a ficar cansados, bocejo, divago por sonhos de tornos mecânicos únicos na Europa. Jerónimo de Sousa incorpora a primeira base de dados ideológicos da História. Se existe algo parecido com um Microsoft Access para comunistas, aí está ele.
Só depois de muita invocação das “forças progressivas”, do “grande capital” e referências aos “camaradas”, encontrei algo que me despertou como um balde de água fria:

EXP- Como o seu camarada Domingos Abrantes, também pensa que a queda da URSS foi “uma enorme tragédia para o mundo”?
J.S.- E foi e foi... segue-se um longo monólogo doutrinário que Charlie Brown resumiria como Blá, Blá, Blá, para abrir caminho para a assustadora punch line:
EXP- A actual Coreia do Norte não é um embaraço para o PCP?
J.S.- ...num momento em que, à escala planetária, o capitalismo tenta impor o seu poder absoluto, quem resiste a essa ordem única merece atenção e acompanhamento. Valorizamos esse facto, sem silenciar as diferenças.

Última Hora, nova entrada no Dicionário da Língua Portuguesa- “diferenças”: 1-megalómano com desdobramento de personalidade ao comando de um país pauperizado e faminto; 2- armas nucleares em mãos inconscientes; isolamento internacional; Estado falhado. Engraçado, apesar da vitalidade do seu punho erguido, Jerónimo de Sousa parece sofrer de Alzeihmer com toques de autismo.