sábado, fevereiro 19, 2005

Um passo importante

Dia 17 deste mês foi assinado um acordo que compromete os dois lados do Atlântico que se identificam com a parceria transatlântica como eixo central de uma política de segurança global mais eficaz.
Compromisso este - ao abrigo do Brookings Institution, um dos Think Tanks mais poderosos nos EUA - subscrito por inúmeras personalidades, desde académicos a ex-conselheiros de Presidentes, passando por embaixadores, eminentes jornalistas ou políticos de renome.
O objectivo é só um: em vésperas da viagem de George W. Bush à Europa (visitando os centros de decisão da UE e não capitais europeias) procura-se realçar uma agenda comum que releve a parceria transatlântica como pilar da segurança internacional e da eficácia de decisões tomadas em zonas chave do globo. Agenda esta que passa inevitavelmente pelo Irão, Iraque, Processo de Paz no Médio Oriente, China, Alterações Climáticas, Expansão da Democracia, Tribunal Penal Internacional, Convenção de Genéve, Afeganistão, Relações UE-EUA, Ajuda ao Terceiro Mundo, Sudão e Nações Unidas.
Este compromisso é extremamente relevante. É também assim que se vê como o mundo académico, centrado sobretudo nos Think Tanks, pode influenciar o processo decisório, a forma de relacionamento entre aliados ou, simplesmente, colocar o problema no espaço público para debate alargado.
Não deixem de ler o documento. Façam o vosso julgamento depois.