terça-feira, março 07, 2006

Waco, Texas

Nunca fui grande fã das caixas de comentários, mas via o Bloguítica, fui dar uma vista de olhos na caixa de comentários de Vasco Pulido Valente (abstenho-me de linkar). Para a próximo, levo uma lanterna. Os blogs sempre tiveram os seus comentadores anónimos, uns quantos bajuladores e, o mais comum, poucas ideias. Mas Vpv eleva a fasquia à condição de arte com toques de leitor do Tal&Qual.
Mesmo a propósito, reparei que Paulo Portas introduziu o seu novo espaço na SIC com a premissa de «retirar à esquerda o monopólio da palavra» e lembrei-me de quando, entre os blogs se repetia a mesma coisa. Tempos distantes e irrepetíveis, hoje órfãos do Barnabé e do Bde(confesso que tenho saudades). Não que se possa falar de um monopólio de opinião da Direita, simplesmente a massificação e mediatização circunstancial dos blogs pulverizou o debate e a vontade.