quarta-feira, fevereiro 02, 2005

State of the Union 2005


State of the Union Adress Posted by Hello

Hoje de madrugada (duas da manhã em Portugal) George W. Bush fará o seu quinto State of the Union Adress. Segundo alguns analistas o Presidente norte-americano centrará o seu discurso no défice federal, nos recentes acontecimentos na Ucrânia, Palestina e Iraque, aguardando-se com alguma expectativa o que será dito sobre a Coreia do Norte e Irão. Estes são mesmo os temas mais quentes que Bush deverá focar.
Na Europa este tipo de discursos são muitas vezes relativizados. Não sei se por hábito - é costume que os documentos estratégicos e solenes sejam meros instrumentos formais - se por algum desprezo em relação aos EUA.
Acho que os deveríamos levar bem a sério. Os EUA habituaram-nos a um certo pragmatismo entre palavra e acção. Para o bem ou para o mal esta é a realidade.
Com isto apenas pretendo reforçar a ideia que nos deveríamos preocupar mais com as questões de fundo do que com o acessório. Talvez porque os problemas dos EUA sejam cada vez mais os problemas da Europa. O contrário é que já não sei se será verdade.