terça-feira, abril 12, 2005

Ainda os comentários

Penso que todos os blogs que permitem comentários já passaram por estas situações. O ímpeto para a criação do Sinédrio passou pelo aproveitamento das muitas divagações diárias que atormentam os seus autores. Quando algum de nós publica algum post gosta de saber que é lido, gosta de ser comentado ou criticado e de promover o debate. É com muito gosto que cada um de nós olha para o marcador de comentários e descobre que alguém resolveu conversar um pouco connosco. No entanto, tal como um post o comentário pode ser mordaz, irónico, satírico ou saturante, inquisitório ou complacente mas tem ter o mínimo de educação.
Por detrás da sondagem que foi apagada havia apenas a intenção de promoção do debate acerca de duas formas de divulgação e de crítica cultural e política. Cada um dos autores deste blog tinha o seu preferido, mas não deixam de ser duas pessoas que todos respeitamos, prezamos e lemos quotidianamente. Não foi nunca a nossa intenção criar um placar de supermercado barbaridades boçais, por isso pedimos as nossas sinceras desculpas aos visados e às várias pessoas que educadamente expressaram a sua opinião e as viram apagadas.
O Sinédrio não será nunca um espaço para ofensas ou insultos. Nenhum dos membros do Sinédrio tem tempo, disponibilidade ou paciência para ser “controleiro” de caixas de comentários. O censório lápis azul não faz parte de nenhum dos nossos estojos e não gostamos ter de apagar comentários, mas não nos escusaremos a fazê-lo. Disponibilizamos caixa de comentários mais liberal possível e gostamos de ler e de discutir opiniões. Em troca só pedimos educação e bom senso.

Muito obrigado a tod@s
Gonçalo Curado

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

3:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Companheiros Sinédrios:
Sou leitor assíduo do vosso blogue, porque considero que se trata de um dos mais desafiantes da blogosfera. Apesar de não concordar com a vossa linha ideológica (se calhar é por isso mesmo que cá venho), aprecio o que escrevem, pois não se escondem em subterfúgios politicamente correctos. O que não concordo, ou melhor, não aprecio é um certo estilo jocoso,(dir-me-ão irónico) que utilizam. Na forma, usam os mesmos argumentos daquilo que criticam nlham a "mentecapta esquerda festiva". Não digo isto por ser ou não dessa "esquerda". Mas por que acho que perdem nível ao entrarem nesse registo. é um traço algo pueril que ainda demonstram os Sinédrios. A mim tanto me desagrada o simplismo de alguma esquerda "radical", como a sobranceria e demagogia de alguma "nova direita liberal" (esta não é para o Gonçalo que já sei que é de centro-esquerda). O problema, em meu entender é que vocês às vezes caem na facilidade do segundo grupo. A consequência é atrairem comentadores "de casa de banho". Perdoem-me o tom "politicamente correcto", mas aqui ser pOliticamente correcto" acaba por ser "políticamente incorrecto". Termino esta missiva com o desejo que continuem, melhorem e apurem o que postam, pois, como disse, trouxeram algo de novo. Só espero é que não se tornem num sucedâneo do "Acidental". Sejam mais consistentes e cultivem as polémicas com mais nível.

12:30 da tarde  
Blogger Henrique Raposo said...

Apoiado. É assim que se discute. Muito obrigado pela sensatez e pela boa educação.

2:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

6:04 da tarde  
Blogger Henrique Raposo said...

Adoro a palavra "chato".

6:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

6:55 da tarde  
Blogger Gonçalo Curado said...

Caro António Moniz

Como contribuinte não posso deixar de me sentir lesado pelo seu uso indevido e impróprio do meu contributo fiscal. A RTP e os seus funcionários regem-se por regras laborais precisas onde não se encontram contempladas apropriações pessoais do material e da ligação telefónica para usufruto lúdico pessoal. Custa-me ver a sua total disponibilidade “cronológica” para comentar, voltar e responder, insultar e ofender dentro do seu horário laboral e usando o material disponibilizado pela RTP para fins exclusivamente profissionais. Como contribuinte cumpridor e como cidadão ofende-me observar a sua falta deontológica e a sua incongruência intelectual.

Com os melhores cumprimentos
Gonçalo Curado

7:29 da tarde  
Blogger NeuroGlider said...

Eu posso afirmar que este blog é censurador e totalítarista. Pois já fui censurado, denominado "jacobino totalitário" e tentado ridicularizar quando confrentei os autores com certos aspectos da vida do finado papa que eles pretender esquecer mas que revelam mais sobre a doutrina da igreja e interferem de maneira negativa mais na vida dos católicos e restante habitantes do mundo (infelizmente!) do que as pretensas "coisas boas" que este ultimo papa fez! É um blog que leio regularmente, não necessáriamente para me elucidar mas me aperceber do que é feito esta nova geração de (a)"políticos" da direita "democrática" cheia de verdade supremas e onde se apenas pode comentar para concordar. "Eles" tem a resposta para tudo e nós o que temos a fazer é apenas obedecer! Não são capazes de rebater os argumentos contrários e depois, claro, apagam-nos! Um bom exemplo para os autores será o blog doportugalprofundo.blogspot.com que tem todo o tipo de comentários, muitos verdadeiras bestialidades, mesmo atentando contra o blogger mas que ele sempre rebate inteligentemente. E devo dizer que na maior parte das vezes discordo dele mas reconheço-lhe o seu lado democrático. Aprendam!

12:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

2:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Gonçalo Curado:

Acabei de ver o seu recado.
Em primeiro lugar, vamos imaginar que eu trabalhava na RTP.Desde quando é que os funcionários da RTP deveriam ter vedado o acesso a toda a informação disponível na internet.Desde quando é que num órgão de comunicação social as pessoas se amarram às secretarias e máquinas de escrever.Está a sugerir que a internet e os blogs são apenas um meio de diversão? Ou está a sugerir que vir ler o sinédrio durante horas de expediente é um abuso de quem trabalha num orgão estatal porque o sinédrio não tem informação útil nem textos pertinentes para serem consultados por um funcionário da RTP? Se é isso que o próprio sinédrio diz...acho que deve ter razão.Se vocês próprios não se acham úteis quem vos achará.
Criticar um funcionário de um orgão de comunicação social que consulta um blog e o comenta?
Exmo sr.Gonçalo Curado, custa-me a crer que o sr. acredite no que me disse.Os funcionários dos jornais, das revistas, das televisões têm acesso a tudo.Se fôr ao site meter de outros blogues poderá verificar que há entradas por exemplo do público.Sim senhor, é uma empresa privada.Mas acha que os funcionários de uma estação pública, que também são contribuintes, deviam ser proibidos de consultar e comentar? Como é que acha, por exemplo, que se faz uma reportagem sobre blogs?
Gonçalo, "olhos nos olhos",sereno como nunca estive:não acredito que acredite no que me disse.Parece-me ser um comentário fácil.Pena que o comentário se tenha transformado numa ameaça.

Com os melhores cumprimentos

António Moniz
Se constatou alguma entrada da RTP,devia apreciar que um dos seus funcionários cá entrasse e os comentasse.

2:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home