terça-feira, setembro 06, 2005

Sobre a idade

Concordo com o Gonçalo sobre a distinção relevante entre "idade física" e idade ideológica. Também temo mais a segunda, sobretudo num país bloqueado por ideologias de há trinta anos.

Todavia, sendo mais terra a terra não consigo libertar-me da dimensão física das coisas humanas. Por que a realidade é o que é, para além do intelecto:

«Tinha feito durante toda a vida boa união com o meu corpo; tinha implicitamente contado com a sua docilidade, com a sua força. Esta estreita aliança principiava a dissolver-se; o meu corpo cessava de fazer só um com a minha vontade, com o meu espírito, com aquilo que é forçoso que eu chame, desastradamente, a minha alma; o camarada inteligente de outrora não era mais do que um escravo que faz má cara à sua tarefa»

Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano