sexta-feira, fevereiro 11, 2005

A imprescindível presença europeia para o caso nuclear iraniano (resposta a Paulo Gorjão do Boguitica)



O caso nuclear iraniano tende a ser enquadrado como algo de inesperadamente novo na ordem internacional. O que não é de todo o caso. As estratégias de resposta a um Irão nuclear que vemos hoje não são, de forma alguma, originais ou espontâneas. Tanto a Europa, em especial o núcleo duro EU3 (França, Alemanha, Inglaterra), como os EUA ou a Rússia partem de um plano previamente delineado e por vezes partilhado de resposta a Teerão. Por isso fico surpreendido quando se advoga, unilateralmente, o falhanço previsível de uma solução diplomática para o Irão. Paulo Gorjão, no seu Bloguitica escreve que:

“A Coreia do Norte reconheceu hoje, pela primeira vez a título oficial, que tem armas nucleares. O Irão, entretanto, afirma que não desistirá do seu programa de "investigação" nuclear.Eu não gostaria nada de ouvir Teerão, daqui a uns tempos, dizer também que tem armas nucleares. A Europa vai continuar em negociações que, aparentemente, não levam a lado nenhum?”

A realidade é que não há uma timeline pré-definida para solucionar uma situação de emergência nuclear. Nem todos os casos são Cuba e os 13 dias nunca seriam suficientes para o caso iraniano. Endereçar um Irão nuclear exige uma estratégia coordenada de esforços continentais e transatlânticos dos quais a União Europeia nunca se poderá abster.
Qual será, então, a solução proposta por Paulo Gorjão? Uma retirada europeia das mesas de negociações? Hostilizar, abertamente, Teerão? Deixar o caso a cargo das potências regionais ou a cargo dos Estados Unidos? Ou, mesmo, atrevo-me a dizer, intervenção militar europeia em estratégia unilateral? É óbvio que qualquer uma destas hipóteses não só minaria qualquer resposta a Teerão como seria suicida para uma União Europeia com aspirações a actor global.
Numa altura em que Washington declara a sua intenção de colocar em acção todo o seu capital político face a uma resposta diplomática, uma estratégia concertada de esforços transatlânticos será a única e imperativa solução. Mas aqui não há nada de absolutamente original. Esta é aliás uma solução já de contornos tradicionalistas no círculos de policy-making de Washington (ainda que, por vezes, coligada com uma estratégia de patrocínio de regime-change endógeno).
Já na edição de Outono de 2004 do Washington Quarterly Robert Einhorn do International Security Program do CSIS a advogava como a única solução possível no seu artigo “A transatlantic stategy on Iran´s Nuclear Program”. Não foi uma surpresa quando o influente Atlantic Council , num Policy Paper de Setembro de 2004 (pag. X,XI, 8-12) expressou a vitalidade de uma solução transatlântica para o caso nuclear iraniano, e já no seu The Choice, Zbigniew Brzezinski escrevia que:
“It is difficult to envisage how the United States alone could force Iran into a basic reorientation…These risks could be lessen by closer U.S.-EU strategic collaboration with regard to Iraq and Iran. That may not be easy to achieve, given the divergent American and European perspectives, but the benefits of cooperation outweigh the costs of any compromise…Active strategic partnership between the United States and the European Union would also make it more likely that Iran could eventually be transformed from a regional ogre into a regional stabilizer”. (pag. 73-74)
Para quem insiste em considerar Brzezinski demasiado próximo do falhanço da Administração Carter, talvez Henry Kissinger seja mais consensual, quando no seu Precisará a América de uma Política Externa? escreve:
“Deveria fazer-se um esforço diplomático considerável de modo a alcançar um consenso transatlântico, associando a diplomacia a pressões razoáveis e a uma abertura diplomática concatenada em relação ao Irão” (pag.187)
É unânime que uma estratégia comum e cooperante entre carrots europeias e sticks americanos poderá ser a mais proveitosa forma de endereçar um Irão nuclear e de supressão do cisma transatlântico acerca do Iraque. Seria um erro esperar resultados imediatos ou quebrar abruptamente com o que poderá ser a única solução viável. Como Kenneth Pollack no seu Persian Puzzle (já recenseado neste blog), tão inteligentemente afirmou, a Europa não só traz para a mesa de negociações o seu capital político e económico como atenuará a tradicional e quase-secular desconfiança iraniana face aos EUA.