segunda-feira, março 28, 2005

Até à 25ª Via

Gonçalo,

A dita “terceira via” não é uma posição política coerente e perene. É apenas uma receita política de um dado governo (Blair). E, acima de tudo, é uma posição demasiado confortável. Permite que indivíduo X coloque um pé na direita e outro na esquerda. Tal contorcionismo acaba por colocar o dito indivíduo... em lado nenhum. Que maravilha!! A poção mágica!! Com isto, podes atacar a direita e a esquerda, sem nunca estares sujeito a ataques. É o chamado futebol de ataque. Com uma vantagem de não teres baliza para defender. Só podes marcar golos. Jogas sem guarda-redes.

Os defensores da Terceira Via fazem lembrar os marcianos de Popper: chegam do espaço, sentam-se e assistem às discussões entre os terráqueos direitistas e esquerdistas; e, enquanto assistem ao espectáculo dos bárbaros, escrevem a tal solução intermédia, uma espécie de síntese matemática (50 daqui, 50 dali) para assuntos não-matemáticos.

Além disso, o pai já matou o rebento: «Acho que hoje precisamos de uma quarta via, porque necessitamos de uma versão mais afinada do pensamento de centro-esquerda, e não apenas uma atitude reactiva» (Giddens, Diário de Notícias, 12/05/2003). Quarta-Via?? O tal centro-esquerda europeu, mesmo realizando na prática políticas de direita, não admite, no ponto de vista teórico, o sucesso da cosmovisão liberal. Prefere enlear-se nestes jogos de palavras ridículos (vai até onde? Até à vigésima quinta via?).

Mais cedo ou mais tarde, vais ter de sair desse barco. Essa barcaça tem um nome: Tony Blair. Quando Blair sair, a terceira via também desaparecerá.

Um abraço amigo,
HR

PS: assim se vê o pluralismo da direita.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Com todos os defeitos, a "Terceira Via" trouxe dinamismo a um centro esquerda anquilosado num conservadorismo no que diz respeito ao papel do estado na sociedade e vice-versa. Pelo menos a via do senhor Giddnes e do Senhor Blair mostra simnais de dinamismo ao centro esuqerda reformista,. O mesmo não se pode diezer com a direita. Ou querem convencer-me com o neoconvervadorismo messiânico ou com a trologia do mercado neoliberal
?

1:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home