quarta-feira, julho 13, 2005

Assim não!

"Afinal, a prioridade à relação transatlântica que constava dos programas dos governos (de Durão Barroso e de Santana Lopes) era pura retórica: nenhum dos ministros dos Negócios Estrangeiros foi a Washington nem nenhum secretário de Estado foi a Lisboa tratar de temas bilaterais", disse Freitas do Amaral, em declarações à Lusa em Washington."Nós que, pelo contrário, entrámos (no Governo) com fama de antiamericanos, aqui estamos, pouco mais de três meses depois, para uma visita de trabalho destinada a aprofundar as relações bilaterais", acrescentou.

É, sem sombra de dúvida, uma viagem importante. Os EUA são, na minha opinião, o principal aliado de Portugal (este ponto daria um outro, talvez longo, post). Não me parece bem é que se atirem pedras para outros líderes da diplomacia portuguesa ou até mesmo para governos anteriores. Dá ideia que o Dr. Freitas do Amaral está a passar por uma fase de afirmação. Ou então que quer ser mais pró-americano do que a própria Condee.
Não lhe ficam bem estas afirmações. Até parece que quer redimir-se de alguns disparates recentes!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O esquecimento e a hipocrisia em política podem ser fatais. É penoso assistir à tentativa de limpeza de imagem por parte de um MNE que receia ser confrontado com opiniões e atitudes recentes (antes de ser MNE). Portugal tem quase 900 anos e não fica bem andar a mendigar a complacência da diplomacia americana. Se, por hipótese, houvesse passos em falso de governos anteriores, o assunto não deveria ser trazido para o palco das relações externas portuguesas. Ainda bem que um jovem chama à razão quem já devia ter idade para não cometer estes deslizes...

12:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home