Manel e Zé Maria: Novos Sinédrios
Eles aí estão! Depois do Bruno e do David, eis que o Zé Maria e o Manel se tornam Sinédrios.
São dois Amigos.
O Manel como podem ver bem, largou tudo o que tinha em Bombaim - inclusive o seu imponente camelo - para regressar a casa. Mas como isto não lembra a ninguém, está de partida para Inglaterra para continuar a estudar aquilo que mais gosta: relações internacionais. Roma é uma paixão comum, que jamais será esquecida.
O Zé Maria é da família. Ou quase. É um conservador. De pose aristocrática, como se constata, conhece a arte dos vinhos como ninguém. Homem de "loucuras", acaba de aprontar mais uma: vai fazer um doutoramento em sociologia a partir de Outubro, numa das universidades mais canhotas portuguesas. Boa sorte meu amigo! É o que te posso desejar.
Sejam muito bem-vindos, meus caros Sinédrios!
10 Comments:
Quem são as pessoas que aparecem nas fotografias do sinédrio oitocentista?
Cumprimentos,
Vasco de Sousa Cyrne
Quem são as pessoas que aparecem nas fotografias do sinédrio oitocentista?
Cumprimentos,
Vasco de Sousa Cyrne
Caro Vasco,
Do Sinédrio original, criado a 22 de Janeiro de 1818, faziam parte Fernandes Tomás, Ferreira Borges, Silva Carvalho e Ferreira Viana. Mais tarde entraram Gomes da Silva, Soto-Maior, Castro e Abreu e Xavier de Araújo. Reuniam-se a 22 de cada mês para discutir, entre muitas coisas, a situação portuguesa e novos rumos para o país. De inspiração maçónica (não nos confunda, por favor), como era timbre dos liberais de então, tiveram enorme importância na criação do liberalismo português do séc.XIX.
Respondendo à sua pergunta: não sei identificar os nomes com as fotografias, porque não fui eu que as pus lá. Teremos de esperar que o Gonçalo Curado visite o seu próprio blog para nos ilucidar...
Cumprimentos e volte sempre
Caro Bernardo:
Acabo agora a minha noite de trabalho para a retomar logo de madrugada. Foi com pena que não pude juntar-me à malta no Noites à Direita... urgências de última hora e brio competitivo.
...mas vamos ter oportunidade de falar sobre isso. E mais um pretexto para um meeting não oficial!
Entretanto, o Sinédrio já angariava uma sinédria, ou não? >)
Um abraço,
António
Caro Bernardo,
Sei bem o que foi ou por quem foi composto o sinédrio, mas agradeço a explicação. O meu 5º Avô varão, Francisco Cyrne e outro meu 5º avô Silva Carvalho pertenceram á junta provisória do supremo governo. Há quem diga que Francisco Cyrne também tinha pertencido ao sinédrio, o que desconfio, e por isso perguntava pelas fotografias á procura de mais pistas.
Quanto á porca da maçonaria registo não ser da vossa inspiração o que me descança.
Cumprimentos,
Vasco de Sousa Cyrne
Caro Vasco,
Será que me poderia enviar alguns textos mais aprofundados sobre o Sinédrio? Se puder envie para osinedrio@hotmail.com.
Obrigado. Vou tentar saber as fotografias.
cumprimentos,
ps: Você não é primo do Zé Maria Abecassis?
Caro Vasco,
Só uma correcção: sobrinho de Zé Maria e primo do José e do Frederico, assim é que é.
cumprimentos
Caro Bernardo,
Sou primo desses Abecassis sim senhor e com Honra, além de ser sobrinho de José Maria Abecassis, por afinidade, que é o Pai deles e que casou com uma irmã da minha Mãe. Sou também Marido da Ulrika Correia Botelho que é prima direita da Marta ("Sua").
Quanto ao sinédrio disse que sabia bem o que era mas na prespectiva da curiosidade e da busca de pistas para saber mais sobre o meu Avô e pouco ou nada mais, por ser de cariz maçónico, que de resto já deixei bem explicita a minha posição sobre estes.
Cumprimentos,
Vasco de Sousa Cyrne
Caro Vasco,
Tratemo-nos por tu, se não te importares.
Bem me parecia. A Marta já me tinha perguntado. Ela aliás parece que te viu ao longe no Noite à Direita de ontem.
Fico satisfeito por leres este blog e desejo que apareças por aqui mais vezes para comentares o que que bem entenderes.
Sou amigo do teu primo José, não sei se sabias.
Quanto ao Sinédrio em si, nenhum de nós aprecia particularmente a Maçonaria. Demos este nome ao blog apenas porque há quase 200 anos atrás ele simbolizou algum pluraismo de opinião, de tendência liberal, onde a discussão era privilegiada e o politicamente correcto pouco apreciado. As nossas afinidades ficam-se por aqui.
Quanto ao teu avô vou sondar o meu pai que é um apaixonado por esse tipo de investigação familiar.
ps: não tens nenhum blog? que tal escreveres umas coisas aqui?
Abraço
Caro Bernardo,
Tratemo-nos então por tu. Antes demais agradeço-te a informação que encontrares sobre o meu Avô.
Quanto aos blog's não tenho nenhum mas vou escrevendo aqui e ali, além do que digo falando seja a quem for, onde e sobre o que for! Não sei serei a pessoa mais politicamente correcta, pois não me poupo a esforços quando se trata de dizer o que penso, ás vezes bruto até! Mas é assim que sou e pertendo manter-me.
Neste momento ando preocupado com o partido socialista, a maçonaria e demaias seitas religiosas, opus dei, etc, a influencia que têm verdadeiramente e o que fazem em consequência dessa influencia e que ninguém diz ou faz nada! Como é possivel!!
Como costumo dizer, citar, "...Aqui ao leme sou mais do que eu sou um povo que quer o mar que é teu..." ou então "... Quem quer passar o Bojador tem que passar alem da dor..." Fernado Pessoa.
Um Abraço,
Vasco Cyrne
Enviar um comentário
<< Home