domingo, abril 17, 2005

O Papa Português e o novo D. Sebastião

Não se fala de outra coisa: o Cardeal D. José Policarpo poderá ser Papa.

Mais uma vez, Portugal está a criar um D. Sebastião.

Meus caros, não interessa se “temos” um Papa. Não interessa se “temos” um Presidente da Comissão Europeia.

“Mas não gostavas de ter um Papa português?”, perguntam. É-me indiferente enquanto cidadão de Portugal. Se D. José Policarpo for empossado, ficarei contente por ele. É um homem brilhante. Pode dar vida nova à igreja europeia. Mas só isso.

Se D. José Policarpo chegar realmente a Papa, Portugal voltará a estar na moda por um ou dois meses. E depois? Depois voltaremos ao novo desporto favorito – encontrar o novo D. Sebastião. Eu já tenho o meu: Mourinho para Presidente.

D. José Policarpo, enquanto Papa, não vai mudar nem melhorar Portugal. Portugal só vai mudar quando deixarmos de pensar a política e a sociedade como categorias dependentes de pessoas concretas. Um país deve depender de ideias e de instituições. Em Portugal, os “D. Sebastiões” passam, mas as ideias e as instituições ficam na mesma. É esse o nosso problema.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sera k nao e importante ter mos um papa portugues ?

Pois eu acho k seria muito bom para o nosso pais , a todos os niveis iria dar a conhecer ao mundo k portugal nao e uma provincia espanhola mas sim um pequeno pais k e capaz de "FABRICAR" nao so figos ou mourinhos mas pessoas capaz de grandes proezas , sim ke ser papa nao e para kuaker um .Basta ver as consequençias politicas ,culturais , etc ke a polonia obteve desde a eleiçao do papa a 27 anos .

4:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home