sexta-feira, setembro 16, 2005

Amedrontados pelo risco



















Caro Leitor:

Repare nestas duas obras. Não precisa de as folhear, leia só os títulos: Leadership e Winning. Quem, em Portugal, ousaria dar tais títulos à sua autobiografia?
Por cá “ganhar” ou “liderar” têm de ser enquadrados com biográficos acidentes de percurso, humildemente desculpáveis por uma confluência de factores. O próprio Cavaco Silva optou por intitular à sua biografia segundo critérios de arquivação bibliotecária: Autobiografia Política.
Não há em Portugal uma cultura de risco e de iniciativa, fomos todos formados para sermos pequenos e subserviente funcionários públicos.
Que falta nos faz uma cultura meritocrática.

2 Comments:

Blogger Henrique Raposo said...

Grande Gonçalo.

2:03 da tarde  
Blogger João C. Mendes said...

Caro Gonçalo,

Mais uma vez fico contente por ter o seu link no meu blog.

Li, de uma assentada o livro do Mayor de NY (o melhor de sempre, diga-se). Também me inquiri sobre a temática do título. Pensei, qual seria o administrador público, de sempre, no nosso país que poderia dar tal título à sua biografia? Melhor, qual seria o Homem, com funções de Estado, que poderia dar escrita a tamanhas lições de gestão, como nos dá Guliani nesta obra? Infelizmente, não vejo um!

Comprei este livro, o ano passado, numa livraria norte-america. Curiosamente, ou não, estava na secção "Business Administration".

É uma excelente recomendação de leitura. Principalmente para os que, de alguma forma, estão envolvidos em responsabilidades públicas no nosso país. Talvez percebessem o que é ter coragem e destreza para, entre a resistência do partido e de um cancro, tornar a cidade com maior taxa de criminalidade, na mais bela e segura do mundo.

Abraço Minarcas

4:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home